quarta-feira, 16 de março de 2011

14

Hoje, não estou para papo, para conversa...
Hoje meu dia merece e cabe reflexão, vivo dias de horários, tudo está na agenda, hora de acordar, pausa pro shake rápido, hora do translado, tudo segue a programação já feita, autonomia fica por conta da cor da roupa, e marca da pasta de dente!
Mas hoje recebi um e-mail e remanejei os horários da agenda e criei uma lacuna para uma conversa extraordinária!
A pauta da conversa era um assunto interessante, nossa Associação foi procurada por uma pessoa que trazia com sigo um projeto interessante e, pedia o intermédio da AMADA para apresentá-lo ao Poder Público.
Alguns de nossos amigos e colegas, falam que temos a mania de carregar um balde de água fria, penso diferente, mas borá entrar em ação e “xuaaaa” água lançada!
O projeto é sobre a formação e implantação de uma equipe/time de Handball!
Visto assim é LINDO, DIGNO, INTERESSANTE, olhando com olhos de quem vive e lida com a realidade encontramos BARREIRAS, adoro este clichê, mas não falo de barreiras arquitetônicas, financeiras, nada disso! A barreira HUMANA, esta é mais complicada, primeira análise é, para montarmos um “time” necessitamos de pessoas para compor este time, certo!? 1-Onde estão estas pessoas com deficiência física para compor o time?
Também não podemos te ajudar a formular esta resposta.
Sei que só precisamos de 14 elementos, que eles existem isso nós já sabemos, que eles estão em cada município também já sabemos. As estatísticas dão conta da existência, mas não nos leva até estas pessoas. Esses membros sociais estão escondidos, guardados, “protegidos” em suas casas, por seus familiares, que em muitos casos acabam por atrofiar estas capacidades, estes sonhos, estas superações, estas REALIZAÇÕES.
A conversa rolou sobre este tema, a pessoa que trazia em sua mente o projeto nem mesmo uma cadeira de rodas empurrou em sua vida, não sabe que o “pipi” de muitos deficiente é diferente, e tantas “cositas más” que fazem parte da vida da pessoa com deficiência física.
Mas temos que parabenizar a iniciativa da pessoa, precisamos mesmo de indivíduos que busquem a integração, que busquem agregar pessoas não deficientes físicas com pessoas deficientes físicas, criar esta mente é um processo longo, lento e pesaroso. Conscientizar o Brasileiro é uma façanha, nosso povo não está preparado para pensar, nosso povo não gosta de pensar! O Brasil ensina seu povo a reclamar, a falar de alguma coisa, de alguém, mas não de idéias! Infelizmente a cultura do brasileiro busca um culpado, e não a solução! Falando nisto comecei a pensar em outro tema sobre as atitudes do brasileiro. Mas tenho que terminar este ‘post’ aqui. Fico feliz quando vejo alguém de iniciativa, alguém de atitude, alguém que mesmo em um rascunho mental tem idéia! O mais importante é ter IDÉIAS, lapidá-las, transformá-las em projetos e lutar para pô-los em prática...

Agora temos uma IDÉIA, a lapidação terá que ser feita, um projeto surgirá, mesmo que para isso outros tenham que ser postos em prática! Bora trabalhar galera, precisamos de 14, parece tão pouco, né!? Então borá passar as localizações pra gente...


Pedro Monteiro
voluntário AMADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário