segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Sobre o fatídico acidente com repercussão nacional da pessoa idosa com deficiência no aeroporto de congonhas ocorrido no ultimo sábado (11), a companhia aérea Gol como a Infraero é que devem responder pelo acontecido.
O CTB (Código de Transito Brasileiro)  estabelece que todo e qualquer veiculo para transporte de passageiros, deve ser registrado e licenciado, ou seja, seguir o padrão estabelecido pelas normas de construção e segurança.
Como podemos ler e ouvir pela imprensa, a pessoa acidentou-se devido à falta do cintos de segurança para cadeirante que não existe no aparelho ‘ambulift' (veículo especial, uma espécie de elevador), que é acoplado ao caminhão.
De nada adianta repassar responsabilidades para terceiros alegando que se trata de empresa contratada junto a infra-estrutura aeroportuária, pois há sim responsabilidade objetiva e subjetiva, direta e indireta.
Onde estão as autoridades deste país, parceiras dos direitos universais da pessoa com deficiência junto a ONU? que só nos casos de grande repercussão lembram-se desta parcela da população tão esquecida e discriminada.
Tudo o que pedem é igualdade e respeito.
Aqui em nossa região qual será a estatística das pessoas com deficiência, idosos, gestantes, obesos, que sofrem acidentes diariamente levando verdadeiras quedas ao chão devido a esta falta de acessibilidade universal adequada.
Destarte a Lei sobre acessibilidade só entrou em vigor apenas a 10 ANOS, e ainda estamos engatinhando, empurrando com sempre para depois isto que é Urgente, pois o numero de pessoas com deficiência somado com a população idosa em breve atingirá 25% de nossa nação.
Acordem enquanto há tempo, uma adequação física não custa mais do que 2% do preço total do imóvel, e se for quanto aos movéis seu custo está em torno de 1% sobre o valor total destes bens.
Lembre-se Desenho Universal todos irão utilizar.
Ronaldo Cesar Barbosa de Matos
Presidente da AMADA – Associação Municipal dos Amigos Deficientes de Agudos.
CNPJ 11.881.021.0001.80
Tel.+55(14) 9763-3196

Nenhum comentário:

Postar um comentário