segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Maior fica de fora já que a acessibilidade está em Moda


A moda faz parte da vida de todos, é algo cíclico, o xadrez é a bola da vez, depois o liso, o floral, curto, longo, diagonal, vertical, largo, justo, natural, sintético. A indústria, a TV, os críticos criam as tendências e as lançam no mercado, há os que adoram e os que odeiam!
Mas não vamos aqui falar de roupas, cores, cortes e, formas, a moda que falo é outra!
Uma tal de acessibilidade, essa palavra ficou “chic” um “clichê”. Os lugares querem ser acessíveis, as coisas querem ser acessíveis, se é acessível, é contemporâneo! Está na MODA! Uau!

Seguindo este “rit” o Senado Federal convidou Izabel a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência para abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado, presumo que tal evento ocorra anualmente e esteja em sua 6ª apresentação, correto!? Não sei ainda...

Minha mente é um pouco criativa e, por vezes dou asas a imaginação, vejo Izabel compondo a mesa, os trabalhos sendo iniciados, a palavra sendo passada a ela e, o início do ‘Show’, tudo sobre acessibilidade, rampas, elevadores, corrimãos,portas, vãos, pisos, inclinações e, etc... Mas um amigo me cutuca e sou despertado do sonho delirante, recebo na mesa o exemplar da Folha de São Paulo de 9 de Dezembro de 2010, sou retirado de meus devaneios com um imenso balde de água fria!

Estampava a matéria a foto de Izabel Maior a tal secretária convidada, que apresentava-se com Izabel Menor, diminuída, pequena, acanhada e encolhida em sua cadeira de rodas, com cara de piedade, o aparelho com função de libertá-la de sua limitação física, lhe fazia refém de Senado hipócrita, que defende uma causa, desde que o deficiente esteja longe, que seja “incluído FORA” da vida e realidade política! Que seja um número a MAIS nas urnas, mas que sua participação política se limite ao voto e, em resposta o VETO do Senado a acessibilidade! A Secretária Federal, ligada Presidência, impedida de compor a mesa para qual havia sido convidada por culpa de degraus. A Casa que propunha a 6ª Semana de Valorização da Pessoal com Deficiência no Senado, DESVALORIZANDO, DESPREZANDO, “incluindo FORA”,a ilustre convidada deficiente, questionado sobre uma suposta rampa móvel que daria acesso a mesa, pasme, a informação foi que ela não existe mais, porém a Casa prevê reformas para Julho de 2011, os elevadores que dão acesso as galerias também estavam quebrados. Mas analisando de formas mais real, como os deficientes passam maior parte do tempo, sentados ou deitados, a espera não será tão longa e cansativa, apenas 6 meses para o inicio das obras, as eleições são só daqui a 4 anos, até lá o povo já foi tomando pela amnésia. Mas fiquem tranqüilos que o Salário Mínimo já teve um aumento mínimo e, o dos Nobres Políticos também! 
Esta é Izabel Maior 
Secretária de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
No Senado Federal impedida de compor a mesa por falta de acessibilidade
na 6º Semana de Valorização da Pessoa com Deficiencia no Senado




Pedro Monteiro
Voluntário da AMADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário