quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PALAVRAS

Recebemos um comentário que julgo ser muito pertinente, cabível e adequado!
Não foi aqui no blog, mas de um amigo ‘facebookeiro’, sobre uma expressão usada por muitos que sempre gera polêmica. É um paradigma:
Pessoa com deficiência / pessoa portadora de deficiência

Portar: v.t trazer, levar, conduzir

Acho que pessoas portam armas, portam valores, portam objetos, encaro desta forma, quando ouço “portador de deficiência” tenho a sensação que é algo que a pessoa querendo/esquecendo pode deixar em casa, ex: motorista que não está portando a CNH.
Quando nos referimos à deficiência física, metal, não tem como a pessoa deixar em casa, no carro, na gaveta, no armário, na cômoda... A pessoa sim tem aquela deficiência (falta/ausência de algo ou capacidade) quando não se tem uma perna é possível colocar uma prótese que pode ou não ser portada, mas a ausência do membro continua a existir, é mesmo que um careca colocar uma peruca, cobre a cabeça, mas não é o seu cabelo, faz o papel sem o ser. Entendo que não é rotular quando se usa a expressão “pessoa com deficiência física” o fato de ter ou não a deficiência física não aufere capacidade ou incapacidade, como todos são aptos a determinadas funções e inaptos a outras.
A limitação está nas barreiras auto-impostas, às vezes com todos os membros a pessoa é não é capaz de nadar (tem esta deficiência), as vezes sem vários membros a pessoa pode ser um campeão em natação como Daniel Dias. A deficiência está na cabeça e na capacidade de cada um.

Daniel Dias
medalha, medalha, medalha, medalha, medalha

 Daniel Dias
vencendo mais uma prova

 Daniel Dias
e mais OURO, mais pódio, mais vitória
 DANIEL DIAS
OURO, mais medalha!
DANIEL DIAS
se preparando para mais uma largada


DANIEL DIAS
"uma pessoa normal, com potenciais e limites,
o preconceito está nos olhos de quem vê,
a deficiência não está no corpo e sim na mente limitada!"


Pedro Monteiro
voluntário AMADA

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto!
    Também penso da mesma forma. É uma pena o país não dar o valor a tantas guerreiros neste país, no esporte, na educação, na vida! Mas creio que de pessoa em pessoa que pensar e agir para melhorar o ambiente à nossa volta, chegamos lá!

    ResponderExcluir